Quando
se fala sobre metafísica, dificilmente chega-se a um consenso em relação à
definição do termo. Normalmente, os filósofos, em vez de buscarem uma definição
nominal que possa ser utilizada por todos, tendem a tentar definir o conceito
já a partir de suas próprias concepções filosóficas.
Na concepção de Régis Jolivet, a metafísica seria aquela ciência que, distinta da
filosofia da natureza, se dedica ao estudo das coisas que ultrapassam o domínio
da física, sendo também, consequentemente, uma ciência do imaterial.
A origem do termo remonta à Andrônico de Rodes, que, na edição da
obra de Aristóteles, nomeia os livros
que se situam depois da Física de Metafísica. Se a opção pelo nome
resumiu-se a uma questão de catalogação ou se teve alguma preocupação
filosófica é algo que se discute até hoje. A vasta discussão que se manteve ao
longo de toda a história da filosofia em torno do assunto aponta para a segunda
opção.
O próprio Aristóteles, nas obras,
não utiliza o termo metafísica, mas filosofia
primeira ou teologia. Segundo o
Estagirita, há pelo menos quatro definições que podem ser feitas sobre o objeto
da metafísica. A primeira delas, seguindo a tradição pré-socrática da busca
pela arché, é aquela que apresenta a
metafísica como a ciência que investiga os princípios
ou as causas supremas. A segunda, ainda em linhas pré-socráticas,
encontrando em Parmênides a preocupação do ser em sua pureza, define a
metafísica como a ciência do ser enquanto
ser, sendo assim uma concepção ontológica.
Outra abordagem se concentra na questão daquilo que mais especificamente
constitui o ser, sendo a ciência que se preocupa com o problema da substância. E, por fim, com um olhar
mais abrangente, está a definição de metafísica como uma ciência divina, ou, em outras palavras, teologia.
É importante observar que, qualquer
que seja a definição, o estudo da metafísica somente será possível
considerando-se a transcendência do mundo sensível. Qualquer limitação nesse
sentido seria suficiente para sair do domínio da metafísica e voltar para a
esfera física. Quanto aos que perguntam sobre a finalidade dessa ciência,
Aristóteles responderia que ela tem fim em si mesma. A metafísica nasce da sede
natural do homem, que, tomado pelo espanto e pelo maravilhamento diante da
realidade, busca conhecer a razão última de todas as coisas.
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