A boca fala do que o coração tá cheio

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O filosofar e a história da filosofia


Do ponto de vista histórico, pode-se dizer que a filosofia é uma reflexão autônoma sobre o vínculo existente entre as teorias e as práticas humanas, e tem como finalidade a constituição de um quadro complexo da historicidade, através dos sentidos que se constroem nessas diferentes relações. Assim, à historia da filosofia cabe a missão de investigar as contradições que muitas vezes envolvem essa complicada indissociabilidade entre teoria e práxis.
A importância da história da filosofia para o estudo da filosofia reside no fato de que a filosofia é, em si mesma, histórica. Essa historicidade tem o sentido não apenas da filosofia ser um produto histórico configurado nas teorias que se sucedem, mas, especialmente, dela ser uma elaboração histórica da presença do espírito objetivo a si mesmo. Nesse sentido, é possível afirmar que a própria historicidade humana só existe pelo testemunho da consciência reflexiva.
Além disso, estudar história da filosofia é essencial para o filósofo porque, ao se deparar com o enraizamento histórico das diversas filosofias, o seu próprio enraizamento histórico é exposto. E, como o filosofar é algo que só se faz no presente, é preciso que a reconstituição de uma filosofia do passado seja também uma indagação sobre como o filósofo interpretou o seu tempo. Isso permite que a filosofia preserve seu caráter questionador, compreendendo que seu objetivo maior não é oferecer respostas definitivas, mas, antes, elaborar novas perguntas.
A própria construção do pensamento se dá a partir da significação que o passado assume para um determinado momento do presente. Os fatos relativos ao passado e ao presente não são independentes de sua relação com o sujeito histórico, mas são, antes de tudo, significações e valores produzidos por uma certa visão do presente e do passado, e até mesmo por uma expectativa de futuro. Nesse sentido, o desenvolvimento do pensamento filosófico só se tornou e se torna possível porque os filósofos não consideram o que foi pensado por seus predecessores como fatos, mas como construções significativas e valorativas deixadas pelo passado e, enquanto tais, suscetíveis a serem retomadas a partir de novas possibilidades em termos de significações e valores. 

2 comentários:

  1. Site muito bom parabéns mesmo continue assim estou também com um trabalho no twitter sitando alguns dos grandes pensadores e também divulgando algumas frases minhas twitter.com/fabioalpojr
    @fabioalpojr

    ResponderExcluir